top of page

EXAMES DE ROTINA

Os exames oftalmológicos são o principal meio para assegurar a saúde ocular. Através desses procedimentos, o oftalmologista consegue diagnosticar e prevenir o avanço de diversas doenças, desde as mais simples até as mais graves. 

 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS IR AO OFTALMOLOGISTA? 

 

Em geral, recomenda-se visitas anuais ao oftalmologista para consulta de rotina. 

Porém, a frequência ideal varia conforme a idade do paciente, histórico familiar e a existência já conhecida de algum problema de visão. Por essa razão, é essencial que a periodicidade de retorno ao consultório seja definida pelo seu oftalmologista. 

 

QUAIS EXAMES SÃO REALIZADOS NA CONSULTA DE ROTINA? 

 

  • Anamnese oftalmológica: entrevista realizada pelo médico para identificar o motivo da consulta, os sintomas, a história de doenças anteriores e atuais do paciente. 

 

  • Teste de acuidade visual: verificação da capacidade visual para longe e perto, realizada com o auxílio de tabelas de letras e números. 

 

  • Tonometria: medida da pressão ocular. Este exame é necessário para prevenção, diagnóstico e acompanhamento do tratamento do glaucoma. 

 

  • Exame de refração: este exame determina se o paciente possui algum erro refracional (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) e se necessita ou não usar óculos.  

 

  • Exame com lâmpada de fenda: conhecido como biomicroscopia. Os olhos são examinados em um microscópio que permite ver as suas estruturas em grande aumento e em detalhes. 

 

  • Exame de fundo de olho: Permite a avaliação da retina, do vítreo, do nervo ótico e da mácula e o diagnóstico de doenças como glaucoma, retinopatias, descolamento de retina, degenerações maculares e/ou retinianas. 

Aguardamos seu contato!
Ligue e vamos ajudá-lo a encontrar o que você está procurando.
bottom of page