top of page

RETRAÇÃO PALPEBRAL

O que é? 

 

A retração palpebral é o deslocamento das pálpebras superiores para cima e da pálpebra inferior para baixo, de modo que o olho fique mais aberto dando a impressão de “olhos arregalados”. Como o olho fica mais aberto, fica mais exposto ao ambiente, causando sintomas como vermelhidão, dor, ceratite, entre outros. 

 

Quais as causas? 

 

A causa mais comum é a oftalmopatia relacionada à doença da tireóide (oftalmopatia de Graves), porém podem estar associadas a: 

 

  • Compensação de ptose contralateral; 

  • Blefaroplastias intempestivas e excisão exagerada de gordura; 

  • Trauma palpebral; 

  • Sincinesia trigêmio-oculomotor (síndrome de Marcus Gunn); 

  • Estimulo simpático temporário. 

 

Qual o tratamento? 

 

O tratamento em casos leves, pode ser feita com colírios e pomadas lubrificantes para controlar os sintomas causados pela exposição corneana. Algumas retrações leves na orbitopatia de Graves e pós-blefaroplastia inferior poder regredir espontaneamente.  

 

Na correção da retração das pálpebras superiores as cirurgias são baseadas no enfraquecimento do músculo de Muller e/ou do músculo levantador da pálpebra superior, sendo possíveis várias abordagens para essa finalidade.  

 

Na pálpebra inferior, nos casos de blefaroplastia inferiores iatrogênicas, pode-se lançar mão do levantamento do malar (soof lift), interposição de espaçadores (palato duro e cartilagem auricular) e enxertos livre de pele. 

Aguardamos seu contato!
Ligue e vamos ajudá-lo a encontrar o que você está procurando.
bottom of page